Se já decidiu que quer ser franqueado e está à procura de um conceito que seja do seu interesse, é importante perceber se o conceito de franchising que pretende adquirir funciona ou não na zona onde pretende levar a cabo a implementação da nova unidade.
Nesse sentido, tendo em conta que existe uma vasta possibilidade de áreas de negócios para trabalhar, o empreendedor deverá efetuar, sempre, uma análise do seu mercado local, para o ajudar a decidir qual o setor onde deverá investir.
Pois por vezes, o que acontece é que os empreendedores, com a emoção de criar o próprio negócio, tendem a desvalorizar o mercado onde vão atuar. E isso não pode acontecer, pois o local onde se vai proceder à abertura de um negócio de franchising, por vezes, é mais importante do que o próprio conceito.
Assim, o empreendedor deve fazer previamente um estudo de mercado que será sempre o seu ponto de partida, antes de se decidir pelo tipo de negócio mais indicado. No estudo de mercado, o futuro franqueado vai definir as lacunas que existem, os produtos ou serviços apropriados, ao preço e qualidade adequada, de forma a satisfazer as necessidades daquela população.
E como fazer esse estudo de mercado?
O estudo da localização é um fator primordial pois todos os locais têm um perfil diferente em termos de zona, potenciais clientes, nível de concorrência e oportunidades de negócio.
Esta análise visa minorar os riscos, uma vez que os negócios próprios não se deslocam com facilidade e, quando o fazem, normalmente, comportam custos elevados, por isso este tipo de erros deve ser evitado.
O empreendedor pode fazer essa análise por comparação com os dados demográficos das zonas onde já estão instaladas algumas unidades de franchising com sucesso.
Por outro lado, é fundamental que o empreendedor dê especial atenção à população da região em causa, bem como a distribuição desta por grupos etários e estratos sociais, poder de compra, atividade, etc.
A concorrência também deve ser analisada. O empreendedor pode começar por assinalar num mapa, todos os negócios concorrentes na sua zona de influência e as possíveis localizações da sua franquia.
A partir daqui e tendo já definido a população local, o empreendedor estará em condições de determinar se existe ou não demasiada concorrência que já dê resposta às necessidades dos consumidores.
Se chegar à conclusão que a oferta é mais do que suficiente, então deverá refazer a análise noutro sector, estando agora em condições de definir qual o tipo de franchising a investir e que gamas de produtos quer vender ou que serviços prestar.
De seguida, deve fazer uma seleção das oportunidades de franchising que melhor se adequam às necessidades do seu mercado e, finalmente, avançar para a criação do seu próprio negócio.