Quando alguém decide enveredar pelo caminho do empreendedorismo, sabe que, com uma boa dose de perseverança e determinação, é apenas uma questão tempo até o seu próprio negócio começar a gerar lucros.
Porém, a questão que se impõe é: quando tempo é necessário isso acontecer?
A resposta a esta pergunta não é taxativa. Não podemos simplesmente dizer que o empreendedor vai começar a ter lucro ao fim de um mês ou até mesmo de um ano, porque isso não está correto.
Aquilo que podemos garantir é que um empreendimento só começa a dar retorno financeiro quando existe paciência, esforço, dedicação, competência e tempo.
Existem ainda outros fatores externos que podem influenciar o rumo do seu próprio negócio. Investimento, potencial de mercado, equipa, produtos e/ou serviços de qualidade, economia nacional, entre outros, são alguns dos exemplos.
Logo, é importante que, antes de criar o próprio negócio, desenvolva um planeamento estratégico, de forma a conseguir obter os resultados que deseja.
Porém, existe uma ferramenta que lhe permite calcular o tempo necessário para a sua empresa começar a ter lucro: o Payback.
Payback significa “retorno”. Trata-se de uma estratégia usado nos negócios próprios e serve calcular o período de retorno de investimento de um projeto.
Em palavras mais técnicas, payback é o tempo de retorno desde o investimento inicial até ao momento em que os rendimentos acumulados tornam-se iguais ao valor desse investimento.
Ou seja, o payback dá fornece ao empreendedor a estimativa do tempo que é necessário até que este recupere o seu investimento inicial.
O cálculo do payback envolve uma fórmula relativamente simples, porém é preciso alguns cuidados quando calcular as variáveis.
É necessário colocar todos os custos relacionados com o investimento, o que nem sempre é fácil. Devem ser incluídos custos com equipamentos, funcionários, despesas administrativas e operacionais.
Depois, através de um demonstrativo de resultados, define-se o resultado médio mensal do fluxo de caixa, considerando um determinado período (12 meses, por exemplo).
Divide-se o investimento inicial por esse resultado e tem-se o payback do projeto.
Logo, PB (payback) = investimento inicial / resultado médio do fluxo de caixa
Calcular o resultado médio mensal do fluxo de caixa tem a vantagem de simplificar as contas, oferecendo um valor-base para ser dividido pelo investimento inicial.
O empreendedor pode elaborar um fluxo de caixa livre acumulado, ou seja, vai somando todos os fluxos de caixa da sua empresa, do início ao fim.
Mas se está agora a começar, não se assuste. Lembre-se que empreendimentos recentes geralmente apresentam resultados negativos nos meses iniciais. Só com o tempo é possível que o valor se converta num resultado positivo definitivo.
Quando o projeto atingir esse resultado positivo, significa que o payback foi alcançado!