7 Novembro, 2019

Liderança. Como encontrar o equilíbrio?

Grupo NBrand - Media - Liderança. Como encontrar o equilíbrio?

Todos nós imaginamos os empreendedores como alguém que possui super poderes. Alguém que é capaz de motivar a equipa, suportar pressões, tomar decisões de última hora e colocar o seu conhecimento e experiência à disposição para que o grupo alcance resultados.

Porém, nem sempre isso acontece.

Se é empreendedor e dono do seu próprio negócio, sabe a dificuldade de encontrar este equilíbrio e ainda corresponder às expectativas da organização, dos pares e dos funcionários certo?

É perfeitamente normal que isso aconteça. Afinal não é nenhum super-herói e não possui super poderes. Para o ajudar a encontrar o equilíbrio para liderar, conheça as dicas que lhe deixamos hoje:

Estabeleça uma relação de confiança

Um empreendedor que sabe manter o equilíbrio é uma empreendedor cordial, que ouve os colaboradores, considerando as suas opiniões e sentimentos. Tende a estabelecer uma relação de confiança com o grupo. Na prática, o empreendedor que mantém o equilíbrio é aquele que sente boas intenções nas atitudes que pratica. Tende a partilhar mais informações e a cooperar com o que for necessário, seja em desafios da área, momentos de excesso de tarefas ou atividades que não façam parte da rotina.

Força na liderança

Admiramos pessoas fortes e empreendedoras e, intimamente, também desejamos ser assim. E desejamos isso também do nosso líder: que ele seja forte, admirável e bem posicionado. Projetar força e manter uma atitude de liderança transmite segurança. Por isso, o empreendedor deve manter uma posição firme diante das situações, ter iniciativa, sustentar opiniões e estar disposto a resolver problemas.

Mantenha o equilíbrio

Excesso de afetividade costuma despertar nos colaboradores sentimentos de solidariedade e pena. Por outro lado, liderança excessiva e nenhuma afetividade chega a despertar raiva nos colaboradores, que passam a questionar as atitudes do empreendedor.

O ideal é que tente manter o equilíbrio, trabalhe para o encontrar. Aqui vão algumas orientações:

Estabeleça conversas sinceras com a equipa

Para projetar afetividade é preciso que o empreendedor transmita as informações de maneira clara e objetiva, sem ênfase emocional, porém com um direcionamento positivo e de maneira que a equipa fique ciente da realidade da situação.

Desenvolva o seu papel de ouvinte 

O empreendedor deve estar recetivo a ouvir as dúvidas e dificuldades dos seus colaboradores, bem como as ideias que eles têm em mente. Essa atitude mostra que tem interesse pelo trabalho desenvolvido pela sua equipa e por aquilo que ela sente. Empreendedores que não adotam esta postura perdem oportunidades valiosas de estreitar o relacionamento com a equipa e melhorar a produtividade.

Reconheça as suas limitações

Não tenha medo de demonstrar honestamente os seus pontos fracos e fortes. Claro que os fracos devem ser menos expressivos. Mas este reconhecimento da realidade tem por norma boas repercussões na equipa.

Em síntese, quando um empreendedor sabe que é forte, tende a ser mais aberto,  menos ameaçador e a sentir-se menos ameaçado. Quando está confiante, tende a projetar autenticidade e afeto nos membros da equipa. Encontre o equilíbrio e boa sorte com a sua liderança!


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