Sabia que o funil de vendas é um dos conceitos primordiais do Inbound Marketing? Pois é, com ele consegue aumentar os resultados comerciais do seu próprio negócio.
Se é empreendedor e se este termo é desconhecido para si, é bem provável que esteja a perder clientes sabia?
Mas não desespere. Hoje vai aprender, de forma resumida e bastante simples, o que é um funil de vendas, como é que ele funciona e quais as suas etapas!
O funil de vendas nada mais é do que um processo que ajuda empreendedores a transformarem clientes potenciais em leads. Ou seja, o funil de vendas é uma representação visual que começa com o primeiro contato com o seu cliente potencial até que a venda seja concretizada. No entanto, o ideal é que inclua também a fase de pós-venda e fidelização.
E como o próprio nome indica, um funil de vendas é mais largo na parte superior e estreito na parte inferior. Conheça as principais etapas que o constituem:
Topo do funil
Nessa fase, também conhecida por ToFu (top of the funnel), os potenciais compradores descobrem que têm uma necessidade ou um problema a ser resolvido, que até então era desconhecido. Essa é a etapa de despertar a consciência do visitante.
Meio do funil
Na etapa conhecida por MoFu (middle of the funnel) ou reconhecimento do problema e consideração da solução, o seu próprio negócio já está a trabalhar com os Leads. E aqui interessa resolver as necessidades, ainda que não saiba como fazê-lo. É preciso amadurecer e qualificar os Leads, de forma a deixá-los prontos para avançar mais uma etapa no funil de vendas.
Fundo do funil
No BoFu (bottom of the funnel), os Leads qualificados transformam-se em oportunidades: estão praticamente prontos para serem contactados pela equipa de vendas do seu próprio negócio. E aqui já se procuram soluções para os problemas.
O funil de vendas fecha-se quando os potenciais compradores realizam a compra e transformam-se em clientes.
E agora pergunta, como é que o funil de vendas ajuda o meu próprio negócio?
Não é difícil entender a vantagem de conhecer os processos que levam os clientes até si.
Se o seu próprio negócio conhecer a jornada de compra dos seus clientes, mais facilmente poderá desenvolver estratégias assertivas para cada etapa desse processo, diminuindo o ciclo de venda, custo de aquisição de clientes e qualificando melhor os leads.
Um processo de vendas eficiente, guia o lead em toda a sua jornada de compra, desde o primeiro contato com o seu próprio negócio, até ao pós-venda.
O funil de vendas possibilita que as áreas envolvidas no processo de aquisição de clientes trabalhem em sintonia, de forma previsível. Todo o processo de vendas se torna claro com o funil.