Quando um empreendedor decide investir num negócio de franchising, automaticamente é estabelecido um contrato e uma relação entre o novo franqueado e o master franqueado. Nessa relação existem duas partes que ganham, por um lado a marca que vai expandir os seus próprios negócios e por outro, o novo empreendedor que tem a possibilidade de entrar no mercado sob a alçada de uma marca já consolidada, contando com um modelo de negócio conhecido, bem como, com a experiência do franqueador.
E embora a franquia seja uma empresa independente, com autonomia administrativa e financeira, para que esta relação seja saudável e nenhuma das partes saia prejudicada, é importante que tanto o franqueado, como o franqueador cumpram os seus deveres.
O artigo de hoje pretende explanar alguns dos deveres do franqueado. Descubra aqueles que são os mais importantes:
Pagar os royalties
Um dos principais deveres do franqueado é o pagamento dos royalties, que é a forma como o franqueado remunera a franqueadora e que são calculados tendo em conta o faturamento ou o lucro da franquia. E esse valor é pago periodicamente, ou seja, enquanto perdurar a parceria. No entanto, o franqueado não se pode esquecer que ao fechar um contrato de franchising, existem outras taxas que têm que ser pagas.
O ideal é o empreendedor saber previamente todos os valores envolvidos, evitando assim mal-entendidos.
Marketing local
As estratégias de marketing a nível nacional são, em regra, de responsabilidade do master franqueado. Contudo, é dever do franqueado realizar ações de marketing local na região onde a sua franquia está localizada, de forma a atrair clientes. A recomendação é apenas que o empreendedor siga os mesmos padrões e recomendações da rede de franchising que representa, caso contrário, poderá ser punido com multa e outras penalidades estabelecidas em contrato.
Seguir padrões impostos pela rede de franchising
Outro dos deveres do franqueado é seguir os padrões estabelecidos pelo master franqueado, o que relativiza a liberdade de condução do negócio pelo empreendedor, tanto em relação à operação em si, como a gestão, marketing, mix de produtos e serviços.
No fundo, o franqueado terá que zelar pelo cumprimento de todas as cláusulas especificadas no contrato que firmou e que vão variar, tendo em conta a rede de franchising que representa.
Pagamento de taxas previstas, cumprimento de metas de vendas predeterminadas pela marca, aquisição de produtos e serviços de fornecedores autorizados, manutenção do mesmo nível de atendimento, decoração com a mesma identidade visual da franqueadora, compromisso com a administração dos recursos empresariais e fornecimento de relatórios periódicos sobre a operação são alguns exemplos.
O master franqueado fornece suporte, mas nunca será responsável pela gestão do seu próprio negócio. Essa tarefa é sua. Cuide do dia a dia da sua unidade. Isso inclui a supervisão da equipa e das atividades executadas com o intuito de cumprir o sistema da rede de franchising.