
Neste episódio, Cândido Mesquita, recebe José Santos, CEO da Ortomedifar, para uma conversa franca sobre os desafios de começar e gerir um negócio em Portugal nos dias de hoje. Entre os temas abordados, estão as diferenças entre empreender atualmente e há 25 anos, o impacto da burocracia e da estrutura estatal no arranque de um negócio e a importância de preparar e gerir bem o primeiro ano de atividade.
Uma das mensagens centrais do episódio é a necessidade de olhar para o empreendedorismo com realismo: mais do que glamour, trata-se de resiliência, consistência e capacidade de continuar mesmo quando surgem dificuldades.
O episódio também discute a “ilusão” associada ao estatuto de empresário e o trabalho invisível que está por trás de qualquer negócio de sucesso, oferecendo perspetivas valiosas tanto para quem está a ponderar iniciar um projeto como para quem já está no terreno.
O Empresário Cast está disponível nas principais plataformas de podcast, oferecendo regularmente conversas autênticas e sem filtros com líderes e profissionais sobre o que realmente implica empreender.
Assista:🎙️ https://franchisingeoportunidades.pt/blog/podcast/como-empreender-de-forma-segura/