17 Outubro, 2019

Como medir o impacto do marketing digital da minha empresa?

Grupo NBrand - Media - Como medir o impacto do marketing digital da minha empresa?

A avaliação do impacto das ações de marketing que um empreendedor decide implementar no seu próprio negócio é um dos aspetos mais complexos e relevantes.

Isto porque ainda existem bastantes condicionantes que dificultam a mensuração dos resultados do marketing digital, influenciando a forma como os empreendedores olham para este tema.

No entanto, a medição do retorno do investimento (ROI) feito em ações de marketing é fundamental para uma estratégia consolidada de geração de leads e angariação de clientes do seu próprio negócio.

Se esta análise não for feita, como saberá em que canais deve reforçar o investimento e quais aqueles que não a estão a alcançar os objetivos desejados?

Não adianta ao empreendedor fazer um investimento avultado em ações de marketing, se não souber, efetivamente, se esse investimento vai trazer o resultado esperado, certo?

O artigo de hoje pretende mostrar-lhe precisamente o contrário, que é possível avaliar as ações de marketing e entender o impacto que determinado investimento pode ter nas vendas das empresas.

Descubra algumas métricas bastante eficientes na medição do impacto do marketing digital do seu próprio negócio e meça a efetividade das ações e a qualidade dos produtos oferecidos.

Lembre-se apenas de que, de início, é recomendável que o empreendedor use poucas ferramentas para medição. O ideal será selecionar as mais importantes para começar.

ROI

Tal como já dissemos, o ROI é considerado uma das métricas mais importantes para medir o impacto das ações de marketing digital do seu próprio negócio. Com o ROI, o empreendedor consegue perceber se ganhou ou perdeu em relação ao valor aplicado em determinada campanha. Ou seja, diante do valor gasto, o seu próprio negócio teve mais vendas ou aumentou a carteira de clientes?

CRM

O CRM é um programa de gestão que permite melhorar o relacionamento do seu próprio negócio com os seus clientes, como também possibilita o registo de todas as interações com os consumidores.

Se o empreendedor associar uma ferramenta de automação de Marketing Digital ao CRM, além de facilitar a inserção de todos os leads, pode verificar aquelas que efetuaram compras nas lojas físicas. E, uma vez que tudo fica registado, o empreendedor também consegue saber se alguma ação de comunicação digital teve impacto nessa decisão.

Extensões de Chamada

Links patrocinados em mecanismos de busca já possuem uma tecnologia que permite medir o número de clientes que ligaram para o seu próprio negócio através de um anúncio. Dessa forma, é mais fácil ter um número de referência para saber quantas pessoas chegarem até si através das campanhas de marketing utilizadas.

Taxa de Acesso ao Site

A taxa de acesso ao site do seu próprio negócio informa quantas vezes o seu site foi visitado. Com essa informação, o empreendedor consegue medir o fluxo de visitas do site e perceber se houve um aumento do número de acessos. Caso tenha havido, é sinal que a sua ação de marketing foi efetiva e surtiu resultados.

Questione os seus clientes

Por último, o empreendedor deve perguntar aos seus clientes como é que souberam da existência do seu próprio negócio. Dessa forma, é possível perceber a proveniência dos mesmos. Lembre-se apenas de colocar a questão a todos os seus clientes e registar corretamente todas as respostas para obter dados fidedignos.



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