Ter o seu próprio negócio é um desafio que carece de algumas habilidades empreendedoras. É necessário que o empreendedor se foque em questões fundamentais que determinam o crescimento e sustentação da empresa. Neste artigo procuramos reunir 5 dicas de gestão para empreendedores que ambicionam ter um negócio de sucesso:
Uma estratégia importante para conseguir ter o uso mais eficiente dos recursos necessários ao funcionamento do seu próprio negócio é negociando com os fornecedores. Ter um bom fluxo de caixa, significa que será capaz de ter um prazo de pagamento a fornecedores acordado superior a 30 dias, podendo traduzir-se num custo menor para ter stock e maior lucro no momento da venda. Concluindo, minimizar os custos e economizar ao máximo: o empreendedor que souber gerir o seu próprio negócio desta forma, estará no caminho para ter um negócio de sucesso.
Na maioria das vezes, os empreendedores, em particular os mais jovens, costumam falhar no momento de decisão das suas margens de lucro e no preço dos seus produtos ou serviços. Este erro de determinação de margens de lucro e preço de venda pode conduzir ao fracasso do seu próprio negócio. Desta forma, é fundamental que tire proveito das técnicas já existentes para definir as suas margens de lucro e o preço dos seus produtos ou serviços. Apenas desta forma, o seu próprio negócio culminará num negócio de sucesso.
Saber gerir o seu stock é também crucial para o sucesso do seu próprio negócio, quer este seja virtual ou físico. Os empreendedores devem estar conscientes que para efetuar uma transação de venda é necessário que haja uma entrega de um produto ou serviço. Como tal, o empreendedor deverá determinar as necessidades do seu próprio negócio, para que o seu stock não seja excessivo nem que tenha falta do mesmo. Caso o seu próprio negócio tenha produtos de prazo de validade curto, ainda mais rigorosos deverá ser esse controlo e a previsão de stock.
A diferenciação do seu próprio negócio atualmente passa pela sua capacidade de adaptação ao mercado e a sua criatividade. Como tal, invista em soluções criativas e diferenciadoras para que o seu próprio negócio se torne num negócio de sucesso.
Por fim, comunique a proposta de valor do seu próprio negócio. Quando compreender o seu público-alvo e a melhore estratégia de comunicação com o mesmo, dedique tempo para comunicar com ele. A comunicação bem elaborada, irá aproximar o seu público – alvo do seu próprio negócio e desta forma irá potenciar o seu caminho para ter um negócio de sucesso.