25 Julho, 2019

3 dicas para identificar oportunidades de negócio

Grupo NBrand - Media - 3 dicas para identificar oportunidades de negócio

É bastante comum, possíveis empreendedores terem bastantes ideias de negócio, mas ficarem indecisos em qual delas é viável. Qual será a melhor oportunidade de negócios? Qual aquela que oferece mais chances de sucesso?

Quando um empreendedor decide que está na altura de criar o próprio negócio, é bastante comum que surjam dúvidas sobre em que área de negócio se deve investir. Qual a ideia de negócio que tem pernas para andar? Porque na verdade, uma ideia de negócio só se transforma numa oportunidade quando aquilo que vai oferecer ao mercado vai de encontro a uma determinada necessidade da população, ou seja, quando há potenciais clientes.

Descubra algumas dicas que o vão ajudar a identificar verdadeiras oportunidades de negócio. Fique atento:

  1. Encontrar carências e lacunas no mercado

Tal como já foi dito, para identificar oportunidades de negócio, o empreendedor deve estudar o mercado de forma a identificar carências e possíveis oportunidades de negócio. Além disso, deve estar atento às tendências mercadológicas, compreendendo as necessidades da sociedade atual. Para lhe facilitar a tarefa, pode começar por fazer esse levantamento de informações com pessoas próximas, como familiares e amigos.

  1. Encontre a solução

De seguida, o empreendedor deve pensar na melhor forma resolver esses problemas. É possível oferecer uma solução dentro dos padrões económicos do mercado consumidor? Já existem soluções para esse problema? Como é que me posso diferenciar?

O produto ou serviço que o seu próprio negócio vai oferecer, deve ser diferente do resto do mercado, pois fazer o mesmo que a concorrência não o vai levar a lado nenhum. Por outro lado, certas inovações podem ser suficientes para que o seu próprio negócio vá mais longe, desde que empreenda sem cometer erros.

  1. Agregue valor a algo já existente

Outra opção passível de identificar oportunidades de negócio, é agregar valor a um produto ou a um serviço que já existe e já é disponibilizado no mercado.

Será que é possível fazer um upgrade e criar algo novo? Para o empreendedor saber a resposta deve-se concentrar num segmento específico de mercado e focar-se em algo concreto. Assim será mais fácil especializar-se em algo, maximizando o crescimento através das oportunidades de negócio que vão surgindo no mercado. Tenha apenas o cuidado de registar a sua ideia de negócio, caso contrario corre o risco da sua ideia ser roubada e copiada.

Como vê, existem inúmeras variáveis que o ajudam a identificar novas oportunidades de negócio. Ao colocá-las em prática, irá ganhar uma visão holística de oportunidades e dar suporte à criação do plano de negócios. No entanto, o empreendedor deve estar ciente de que nem todas as oportunidades de negócio que encontrar irão prosperar, só com o tempo descobrirá o potencial de cada uma delas.



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