O ser humano é, por defeito, um empreendedor. A vontade de empreender existe sempre, no entanto, nem sempre é suficiente. Existem várias premissas, como a falta de capacitação e de capacidade de gestão, que comprometem a eficácia e se revelam como os principais entraves ao empreendedorismo.
Porém, é certo que grandes empreendedores de sucesso não têm formação universitária e muitas vezes trilharam caminhos difíceis. Provavelmente, preparam-se previamente, dedicando algum tempo e alguma dedicação ao estudo e à análise do que é a vida do empreendedorismo e quais os desafios que isso acarreta.
Logo, estar pronto para encarar adversidades é essencial na vida de qualquer empreendedor.
A leitura de livros de quem já criou negócios de sucesso pode ser uma forma de começar essa preparação. Analise com atenção a história de cada empreendedor e retire os melhores ensinamentos.
Hoje damos algumas sugestões de leituras para quem vai empreender. Inspire-se.
A primeira questão levantada por aqueles que decidem abrir o próprio negócio é “será que vai correr bem?”. Para fazer o seu próprio negócio arrancar a todo o gás, McKnight escreveu o livro “Will it fly?”, em tradução literal “Será que vai voar?” com 44 capítulos de dicas pessoais e profissionais para quem quer ser um empreendedor de sucesso.
Se ainda não conseguiu avançar com a criação do seu próprio negócio, o livro de LaPorte é o impulso que lhe estava a faltar. Cheio de frases motivacionais, o livro conta com 16 sessões que o ajudarão a dar os primeiros passos no mundo do empreendedorismo.
O passo a passo para montar o seu próprio negócio está no livro de Toolkit Media Group, que ensina técnicas de planeamento e de estudo de mercado entre outros recursos necessários para sobreviver ao empreendedorismo.
Juntamente com os editores da revista Entrepreneur, Lesonsky escreveu um livro sobre as primeiras iniciativas a serem tomadas por aqueles que desejam criar o próprio negócio. Com mais de 200 mil cópias vendidas, o livro promete ser um poderoso auxílio de todos os empreendedores iniciantes.
Reúne dicas que vão desde como economizar dinheiro até como motivar a sua equipa. O livro de Kawasaki é um manual para iniciantes no empreendedorismo que auxiliará todos aqueles que resolvam arriscar na criação de negócios próprios.
Bangs Jr., bancário e empresário, escreveu este guia visando ajudar todos aqueles que são iniciantes no mundo dos negócios de sucesso. Como encarar adversidades, como analisar possíveis fraquezas e pontos fortes dentro do próprio negócio, além da análise de mercado são alguns dos temas abordados no livro.
Para os empreendedores em negócios próprios que envolvem a tecnologia, o livro de Ries é a opção correta. Aqui aprende a manter-se atualizado na era digital. O livro dá ainda de como se manter competitivo no mercado perante a forte concorrência.
O livro de Gerber vai guiar todos os futuros empreendedores num passo a passo da elaboração do seu próprio negócio: desde a criação da ideia de negócio, até ao estabelecimento e implantação do empreendimento no mercado.
A quase enciclopédia de Blank será o braço direito para aqueles que desejam avançar com a criação do próprio negócio. O livro traz o princípio científico de testar e de falhar para os negócios, e garante a fórmula para o sucesso. Este é considerado um dos melhores livros com dicas práticas disponíveis.
Em tom divertido e interessante, o livro de Feriss faz-nos questionar: “Não serei demitido trabalhando apenas quatro horas por semana?” A resposta é simples: não, se for você o chefe! Para isso, o livro estabelece dicas para aqueles que desejam abrir o próprio negócio.